Aqui vai um mini-tutorial para aprender como e quando usar a ferramenta de Clonagem.
1- Escolha a foto que irá modificar: vou excluir a pomba desta foto.
Tut_Clone_01
2- Primeiro selecionaremos a ferramenta de Clonagem clicando sobre o ícone de carimbo na caixa de ferramentas:
Tut_Clone_01.13- Para usar esta ferramenta, antes de tudo, é necessário segurar a tecla CTRL (perceba que na ponta do mouse fez-se uma mira) e clicar na área que será clonada. Ao fazer isso (e depois de soltar o CTRL), perceba que agora há um círculo travado com uma mira no meio e outro círculo que se move junto com o mouse.
Tut_Clone_02
4- Agora, ao clicar, tudo que estiver dentro do círculo com a mira será clonado para o círculo do mouse.
5- Dicas: Sempre clone as áreas perto da região a ser modificada para evitar quebras da luz (a iluminação pode ser diferente em várias partes da imagem). Se clicar, segurar e arrastar, o círculo com a mira andará junto e toda área que tiver sob ele será clonada. Se ficar muito falso tente dar um super zoom e diminuir a ponta.
6- Essa ferramenta é muito utilizada em restauração de fotos, manipulação de imagens em revistas, montagens e muitas outras coisas. Há uma ferramenta semelhante chamada Restauração, cujo ícone são dois band-aids em "X". Ela faz praticamente a mesma coisa do mesmo jeito, porém trabalha com nuâncias de luz, ou seja, repete uma área transformando a luz para que fique parecida com a luz da área que será modificada. A ferramenta de restauração é muito indicada para tratamento de rosto e partes do corpo humano com muita variação de luz.
Veja o resultado deste tutorial:
image
Category: Sem categoria
Tags: GIMP > iniciantes > Tutorial
link
Nenhum comentário:
Postar um comentário